segunda-feira, 11 de julho de 2011


A Lua influencia o crescimento dos cabelos?



Tudo superstição. Alguém extrapolou a influência lunar nas lavouras pra cabeça

por Laís Montagnana
Há quem diga que cortar na lua minguante enfraquece os fios, na luacrescente os faz crescer, na lua cheia aumenta o volume e na lua nova fortalece raízes. Mas a ciência garante: é lenda.

Pra não deixar dúvida: a Lua age somente sobre massas extensas, como os oceanos. Como diz Fernando Lang da Silveira, do Instituto de Física da UFRGS, "isso explica porque ela não atrai piscinas ou copos d’água". Muito menos os fluidos dos vasos capilares.

A origem da crença está na agricultura primitiva, que organizava seus ciclos pelas fases da Lua. No hemisfério norte, até hoje a última lua cheia da primavera é chamada de "lua da colheita". "Não demorou para alguém achar que o que era bom para as plantas era bom pros cabelos", diz Dan Bush, historiador especializado em folclore e tradições americanas.
Adicione a isso a astrologia, que difundiu a convicção de que os astros influenciam nossas vidas, e pronto: estava consagrada uma lenda urbana. Na França, existem até os "cabeleireiros de lua cheia", que na primeira noite dessa fase lunar deixam seus salões abertos madrugada adentro para atender clientes.


Um comentário:

  1. Ganhe dinheiro com seu blog trabalhando no conforto de sua casa. Você faz seu horário. Não precisa indicar ninguém para ganhar. Você ganha com seu trabalho! Mesmo trabalho do SuperParceria! Saiba como em:
    www.homemoney.com.br

    ResponderExcluir